O presidente do BMW Motorrad Clube do Brasil, Marcelo Schlickmann, em nome de todos os associados, participou da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na APAE de Braço do Norte.

O evento contou com a presença da Sra. Alice Kuerten, mãe do tenista Guga Kuerten, onde a mesma fez uma palestra sobre sua história de vida como mãe e avó de pessoas com deficiência.

 

Aproveitando a ocasião, o presidente fez a doação em nome do clube, para a APAE de Braço do Norte-SC e também São Ludgero-SC, de vários brindes do clube: camisetas, jaquetas, DVDs e Bolsas.

Realizando essas ações, o BMW Motorrad Clube do Brasil acredita que pode assim ajudar a transmitir uma mensagem de solidariedade e ajudar a dar força para o texto norteador da campanha com o título: Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações, cumprindo assim com o seu papel, que além de um grupo de amigos, realiza atividades filantrópicas.

Esta filantropia é uma exigência da Convencion Latinoamericana de Clubs BMW com sede na Guatemala, presidido por Julio Reyes, tendo como tesoureiro, nosso Diretor, Harry Françóia. bmwclubslaf.org

TEXTO NORTEADOR
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DIREITOS, NECESSIDADES E REALIZAÇÕES.
OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares

A vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações.  Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.   


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